quinta-feira, 28 de abril de 2011

Info Brasil

O primeiro dia do XI Seminário e-Gov, realizado na InfoBrasil 2011, teve como principal tema a segurança pública através do uso da tecnologia. Na parte da tarde, o evento teve como palestrantes o professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Vasco Furtado, a analista de sistema Lúcia Bertine, o especialista da Microsoft, Fábio Haro, o presidente do Sistema Eletrônico Computadorizado (Secom), Domenico Antônio, e o chefe de Segurança de Maracanaú, Cel. Castelo Branco.

Entre as novidades, foi destaco o uso tecnologia através de câmeras de monitoramento com o objetivo de propiciar maior segurança, seja em cidades, escolas ou Instituições. O cientista Vasco Furtado mostrou a importância da criação do sistema wickcrimes. Esse sistema foi desenvolvido para identificar focos de violência em grandes cidades, permitindo que os usuários interajam com as informações em tempo real.

Além da ferramenta wickcrimes, o internauta pode criar este tipo de serviço com outras vertentes de pesquisa, seja, para identificar os focos de dengue ou poluição sonora. Para Vasco, isso possibilita à população maior participação diante das causas sociais que interferem diretamente no aumento da violência, no caso do wickcrime, e na prevenção de outras casos que envolvem a participação direta da população. O palestrante destacou que o uso da câmera para o monitoramento, é peça fundamental na discussões para diminuir os crescentes casos de violência.

MERCADO
A empresa Secom, que atua no desenvolvimento de sistemas para órgão prisionais, também participou do debate. Conforme o presidente da empresa, Domenico Antônio, o sistema com o qual eles trabalham faz a identificação de pessoas que supostamente tenham cometidos delitos e possibilita a identificação de placas de carros, etc. Com o uso dessa ferramenta, houve o aumento na solução de crimes e na identificação de roubos de carros.

Para os especialistas, o uso da câmera nas principais cidades, auxilia para a redução da violência e atua como meios para solução em tempo ágil de problemas ligados a acidentes de trânsito, agiliza no processo de emergência e socorro a vitima. Nas cidades que adotaram o sistema de monitoramento houve redução no número de ocorrências e na prevenção de possíveis problemas futuros.