segunda-feira, 19 de abril de 2010

espiritual

HISTÓRIA
PERÍODO PALEOLÍTICO
refere-se ao início da historia da arte e à mais antiga produção artísticas de que se tem conhecimento. A arte deste período situa-se na pré-historia, no Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), e tem início há cerca de dois milhões de anos estendendo-se até c. 8000 a. C.

São deste período instrumentos de pedra talhada, decoração de objetos, jóias para diferentes partes do corpo, pequena representando a figura feminina ou animais, estatuetas relevo e pinturas parietaou caçadores.

Somente no seculo xx são feitas as primeiras descobertas de achados pré-históricos e a primeira reação da classe especialista é a de ceticismo relativamente à aparente maturidade artística num nível tão embrionário da história da humanidade.
considera-se que é no último período (Paleolítico Superior) que o Homem dá o mais significativo passo na produção artística consciente, como resultado de uma necessidade espiritual. No entanto é possível que este nível seja o culminar de um longo processo de amadurecimento artístico e técnico, e que muito do que foi criado em épocas anteriores simplesmente não tenha sobrevivido até aos nossos dias.

PERÍODO NEOLÍTICO

Uma aldeia, ao produzir mais do que o necessário e, para não perder grande parte da produção que não iria ser utilizada, troca o excesso por peças de artesanato, roupas e outras utensílios com outras aldeias.








também chamado de Idade Media Polida (por causa de alguns instrumentos, feitos de pedra lascada e pedra polida), é o período da pré-historia que começa em 8000 c. a. C.





Durante este periodo surge a agriculturas, e a fixação resultante do cultivo da terra e domesticação de animais para o trabalho provoca o sedentarismo (moradia fixa em aldeias)era comum usarem roupas de lã ou linho, pois foi um período muito frio. As primeiras aldeias são criadas próximas a rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para homens e animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário