sexta-feira, 16 de abril de 2010

QUÌMICA
Metodos
Os métodos para que isso se concretize são muitos, filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de mistura, que pode ser dividida basicamente entre homogênea e heterogênea. E também, cada método tem seu modo de separação, podendo ser de modo mecânico ou reacional químico.

Peneração
O ensaio de peneiramento (português brasileiro) ou peneiração (português europeu), bem como o Ensaio de Sedimentação, faz parte da análise granulométrica dos solos e é considerado um ensaio de caracterização. O peneiramento é utilizado principalmente para a determinação das frações mais grossas da amostra como o pedregulho e as areias.

Levigação
Levigação é um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.

centrifugação

A centrifugação é um processo de separação em que a força centrífuga relativa gerada pela rotação da amostra é usada para sedimentar sólidos em líquidos, ou líquidos imiscíveis de diferentes densidades, separando-os. É usada em diferentes aplicações laboratoriais, industriais e domésticas.

decantação
A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas.

evaporação
A evaporação é um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor.

catação
A catação é um tipo de separação de misturas feito manualmente do tipo sólido/sólido.

flotação
A flotação consta em separar misturas heterogêneas sólidas com densidades diferentes através de uma densidade intermediária, que no caso a mais comum e mais utilizada, é a água. A flotação é um método de separação de misturas.

Ventilação
Ventilação é um processo de separação de substâncias sólidas heterôgeneas através de vento.O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Também conhecido como tamisação, este método é também usado na separação de sistemas sólido-sólido, onde um dos dois componentes apresente granulometria que permita que o mesmo fique preso nas malhas de uma peneira.

fusão fracionada
A fusão fracionada é um processo usado para separar sólidos cujos pontos de fusão são muito diferentes. Para isso é preciso saber a que temperatura cada elemento que compõe o sólido vai se fundir, dígamos que haja uma mistura sólida entre estanho e chumbo, sabendo-se que o estanho funde-se a 231°C e o chumbo, a 327°C, primeiramente se aquece o sólido até uma temperatura de 231°C, então o estanho vai se fundir e se separar do chumbo, esse processo é chamado de fusão fracionada e pode ser feito com um número maior de substâncias desde que essas possuam pontos de fusão bastante diferentes.

Sublimação
A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. O ponto de sublimação, assim como o ponto de ebulição e o ponto de fusão, é definido como o ponto no qual a pressão de vapor do sólido se iguala a pressão aplicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário