segunda-feira, 19 de abril de 2010

espiritual

HISTÓRIA
PERÍODO PALEOLÍTICO
refere-se ao início da historia da arte e à mais antiga produção artísticas de que se tem conhecimento. A arte deste período situa-se na pré-historia, no Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), e tem início há cerca de dois milhões de anos estendendo-se até c. 8000 a. C.

São deste período instrumentos de pedra talhada, decoração de objetos, jóias para diferentes partes do corpo, pequena representando a figura feminina ou animais, estatuetas relevo e pinturas parietaou caçadores.

Somente no seculo xx são feitas as primeiras descobertas de achados pré-históricos e a primeira reação da classe especialista é a de ceticismo relativamente à aparente maturidade artística num nível tão embrionário da história da humanidade.
considera-se que é no último período (Paleolítico Superior) que o Homem dá o mais significativo passo na produção artística consciente, como resultado de uma necessidade espiritual. No entanto é possível que este nível seja o culminar de um longo processo de amadurecimento artístico e técnico, e que muito do que foi criado em épocas anteriores simplesmente não tenha sobrevivido até aos nossos dias.

PERÍODO NEOLÍTICO

Uma aldeia, ao produzir mais do que o necessário e, para não perder grande parte da produção que não iria ser utilizada, troca o excesso por peças de artesanato, roupas e outras utensílios com outras aldeias.








também chamado de Idade Media Polida (por causa de alguns instrumentos, feitos de pedra lascada e pedra polida), é o período da pré-historia que começa em 8000 c. a. C.





Durante este periodo surge a agriculturas, e a fixação resultante do cultivo da terra e domesticação de animais para o trabalho provoca o sedentarismo (moradia fixa em aldeias)era comum usarem roupas de lã ou linho, pois foi um período muito frio. As primeiras aldeias são criadas próximas a rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para homens e animais

sexta-feira, 16 de abril de 2010

QUÌMICA
Metodos
Os métodos para que isso se concretize são muitos, filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de mistura, que pode ser dividida basicamente entre homogênea e heterogênea. E também, cada método tem seu modo de separação, podendo ser de modo mecânico ou reacional químico.

Peneração
O ensaio de peneiramento (português brasileiro) ou peneiração (português europeu), bem como o Ensaio de Sedimentação, faz parte da análise granulométrica dos solos e é considerado um ensaio de caracterização. O peneiramento é utilizado principalmente para a determinação das frações mais grossas da amostra como o pedregulho e as areias.

Levigação
Levigação é um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.

centrifugação

A centrifugação é um processo de separação em que a força centrífuga relativa gerada pela rotação da amostra é usada para sedimentar sólidos em líquidos, ou líquidos imiscíveis de diferentes densidades, separando-os. É usada em diferentes aplicações laboratoriais, industriais e domésticas.

decantação
A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas.

evaporação
A evaporação é um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor.

catação
A catação é um tipo de separação de misturas feito manualmente do tipo sólido/sólido.

flotação
A flotação consta em separar misturas heterogêneas sólidas com densidades diferentes através de uma densidade intermediária, que no caso a mais comum e mais utilizada, é a água. A flotação é um método de separação de misturas.

Ventilação
Ventilação é um processo de separação de substâncias sólidas heterôgeneas através de vento.O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Também conhecido como tamisação, este método é também usado na separação de sistemas sólido-sólido, onde um dos dois componentes apresente granulometria que permita que o mesmo fique preso nas malhas de uma peneira.

fusão fracionada
A fusão fracionada é um processo usado para separar sólidos cujos pontos de fusão são muito diferentes. Para isso é preciso saber a que temperatura cada elemento que compõe o sólido vai se fundir, dígamos que haja uma mistura sólida entre estanho e chumbo, sabendo-se que o estanho funde-se a 231°C e o chumbo, a 327°C, primeiramente se aquece o sólido até uma temperatura de 231°C, então o estanho vai se fundir e se separar do chumbo, esse processo é chamado de fusão fracionada e pode ser feito com um número maior de substâncias desde que essas possuam pontos de fusão bastante diferentes.

Sublimação
A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. O ponto de sublimação, assim como o ponto de ebulição e o ponto de fusão, é definido como o ponto no qual a pressão de vapor do sólido se iguala a pressão aplicada.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Algarismo significativo


Na IT matemática aplicada, algarismos significativos são utilizados para monitorar os erros ao se representar números reais na base 10.

Diz-se que uma representação tem n algarismos significativos quando se admite um erro no algarismo seguinte da representação. Por exemplo, 1/7 = 0,14 com dois algarismos significativos (já que o erro está na terceira casa decimal: 1/7 = 0,142857142857...). Analogamente, 1/30 = 0,0333 com três algarismos significativo (erro na quinta casa decimal).

Para ilustrar, imagine que você pediu a um amigo para medir a temperatura de água e disse a você que esta se encontrava à 22,0° C. Neste caso, o algarismo duvidoso é o 0, pois não se sabe ao certo se a temperatura é por exemplo, 21,99 ou 22,01. Em suma isto se remete ao fato dos arredondamentos serem realizados e nem sempre serem conhecidos. Para entender este conceito, imagine que seu amigo lhe contou que na realidade a medição foi de 25,689. Nesse contexto pode-se introduzir o conceito de precisão e exatidão. 22 é um número exato, porém 25,689 é um número mais preciso, você precisará do valor preciso para realizar um cálculo matemático, por exemplo, mas didaticamente se adota o 22.

Química - Misturas
  • Misturas Azeotrópicas: são misturas em que o ponto de ebulição não se altera, em temperatura constante, comportando-se como um composto químico ou um elemento. Esse tipo de mistura acontece quando o ponto de ebulição atinge o patamar.É muito comum entre líquidos. Ex.: O álcool hidratado é uma mistura azeotrópica, isso se deve porque esse álcool está misturado à água em uma proporção onde é impossível separar pela ebulição, já que a temperatura se mantém constante. PE = 78,5°C; PF = -177°C; P = 0,79g/cm³ são os pontos de fusão (PF) e ebulição (PE) do álcool.
  • Misturas Eutéticas: são misturas em que o ponto de fusão dos elementos que a compõem são maiores que o da mistura eutética. Isso é muito comum em misturas entre metais. Ex.: o bronze é uma mistura de cobre com o estanho, impossível separar por fusão.